domingo, maio 23, 2004

O casal coxo

Vejo muitas vezes uma “cena macaca” na baixa de Lisboa, um casal que se insulta constantemente ao almoço ao partilharem uma sanduíche no restaurante. Nessa altura, são duas pessoas completamente normais, sem qualquer tipo de deficiência ou dificuldade física. São de etnia cigana e vestem-se e falam exactamente como são parodiados nos Malucos do Riso.
O engraçado nesta situação é que ao acabarem de almoçar, saem e começam imediatamente a cambalear, completamente contorcidos, trôpegos, a fazer caretas para poderem pedir e causarem uma “boa” impressão de pobrezinhos doentinhos.
O melhor momento do meu almoço nesse restaurante é exactamente essa repentina transformação, tal como um actor entra numa personagem. É lindo de ver, sinceramente.
São personagens muito interessantes de observar e tenho muito gosto de os poder ver a fazer pela sua vida, de uma forma tão bem estudada e tão bem actuada. Não posso deixar de sorrir ao vê-los a pedir pelas ruas de Lisboa. Não paro de pensar: eu sei a verdade, o pequeno segredo, a tal manha… enfim.

Sem comentários: