segunda-feira, maio 31, 2004

Autocolantes lindos lindos

O passo seguinte na tentativa de dissimular este tipo de graffiti foi a passagem para uma assinatura feita sobre autocolantes, que pode ser feita em casa, para ficar bem feitinha e para não se demorar mais que dois segundos a deixar a marca na cidade. Se o miúdo for visto por um polícia, no máximo volta a arrancar o autocolante e pronto, não existe praticamente a violência e o acto de vandalismo.
Todos os dias surgem novos autocolantes. Isto é uma expressão muito mais interessante que os restantes graffitis feitos em Portugal por esta nova vaga de "grafiteiros".
O interesse que vejo nesta nova vertente do graffiti é que os miúdos usam muitas vezes autocolantes provenientes já de outros propósitos e criam situações plásticas muito mais interessantes que a anterior fase de simples riscar na parede. Existem mesmo grupos que se esmeram imenso, fazendo já impressões a cores, com figuras, imagens, desenhos, impressões em computador, usando técnicas como o uso de stencils, alguns deixam de assinar e passam a escrever frases, outros passam mesmo a linha da simples assinatura e usam assinaturas abstractas.

Sem comentários: